![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsubqSP8aRRx9BP-_AbYgZGEx8ELkNg0-Y72xtbr69-4b-7taHfG_1Qf7sjaou1Fc3qJYU9lOzdkkwrY7jUJipElnxwovUn1qsc2NAxepRDf1DzJBoSdE2yWUKm0LM1vlIQ5yrUyyWPhs/s320/tartaruga+e+pl%C3%A1stico.jpg)
Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar do que produzir um novo. Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos, processar e reciclar uma tonelada de sacos custa U$ 4.000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a U$32,. Então, o que acontece com os sacos plásticos? Um estudo de 1975 demostrou que embarcações transoceanicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plásticos ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plésticos, poque maior parte delas acabam no aceano.
Os sacos são arrastados, ate diferentes lugares do planeta, rios, lagos e mares, encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos. Já foram encontrados sacos plásticos flutuando ao norte do Circulo Ártico, e também muito mais ao sul, nas ilhas Malvinas, o efeito sobre a vida silvestre pode ser catástrofico. Baleias, golfinhos e tartarugas morrem após ingerir sacos plásticos que confundem com comida.
Então o que podemos fazer? Se usarmos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 sacos plásticos por semana, ou seja, 24 sacos por mês, 288 sacos por ano o que equivale a 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas uma pessoa em cinco fizesse isso, economizariamos 1.330.560.00 sacos plásticos ao longo de nossas vidas. Tem pessoas que ignoram tudo isto, mas agora você já sabe, é questão de fazer um pequeno esforço